Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Músicas recentes:
Veja as músicas que já tocaram por aqui.

Vacinação contra a Covid no PI vai iniciar nesta segunda (18), diz governador

Doses devem chegar ao Piauí por volta de 15h desta segunda-feira (18), segundo o governo do estado, e vacinação iniciar “imediatamente”. Técnica em enfermagem deve ser a primeira vacinada.

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) publicou, em suas redes sociais, que a vacinação contra a Covid no estado deve começar “imediatamente” assim que as vacinas chegarem, nesta segunda-feira (18), ao Piauí.

Dias disse que “não era razoável” esperar mais para iniciar a vacinação apenas no dia 20 de janeiro, conforme previsto inicialmente pelo Ministério da Saúde. Nesta segunda (18), após pressão dos governadores, o ministro Eduardo Pazuello também decidiu antecipar o início.

Primeira pessoa a ser vacinada

A primeira a pessoa a ser vacinada será uma técnica em enfermagem de 42 anos do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. Segundo o hospital, ela trabalha há 13 anos na unidade de saúde e não tem comorbidades. Ela está atuando na linha de frente de combate à Covid há 10 meses.Veja íntegra da nota do HGV ao fim da reportagem.

“Temos vacina! É um momento histórico, piauienses. É só o começo de uma caminhada que vamos vencer juntos, com a ajuda da ciência e de todos aqueles que lutaram contra a pandemia durante quase um ano no Brasil. Assim que chegar ao nosso estado iremos começar imediatamente a vacinação. Uma luta que valeu a pena e vai beneficiar todos os brasileiros!”, publicou o governador no Twitter.

Doses insuficientes e prioridade para a ‘linha de frente’

Os primeiros a serem vacinados nesta primeira fase serão os grupos prioritários: profissionais de saúde, pessoas idosas em abrigo e pessoas com deficiência que moram em abrigos.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que as cerca de 60 mil doses não serão suficientes para vacinar todos os profissionais de saúde e, então, serão priorizados profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid.

Frasco com dose de vacina contra a Covid é exibido na Bélgica — Foto: AP Photo/Francisco Seco, Pool

Frasco com dose de vacina contra a Covid é exibido na Bélgica — Foto: AP Photo/Francisco Seco, Pool

No total, apenas 34% dos profissionais de saúde devem ser vacinados com essas 60 mil doses e, com essa quantidade, os profissionais definidos como prioritários receberão as duas doses. Assim, cerca de 30 mil pessoas devem ser imunizadas.

Conforme mais doses forem enviadas ao estado, mais pessoas serão imunizadas. Ao todo, a primeira fase de imunização deve levar 45 dias, segundo previsão da Sesapi, já que somente após 15 dias da segunda dose o organismo desenvolve imunidade ao coronavírus.

Chegada prevista para 15h

Avião da FAB que irá levar as doses da vacina aos estados brasilerios  — Foto: Tatiana Santiago/G1

Avião da FAB que irá levar as doses da vacina aos estados brasilerios — Foto: Tatiana Santiago/G1

A previsão inicial do governo do estado era de que o voo com as doses chegassem ao Piauí às 11h, mas o voo da Força Aérea Brasileira que fará o transporte terá uma parada em Goiânia (GO) antes, o que mudou a previsão de chegada para 15h, segundo a Infraero.

O primeiro avião decolou da Base Aérea de São Paulo, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 9h52, com destino ao estado de Goiás, e depois ao Piauí.

Plano de vacinação será lançado às 17h

A previsão é de que o estado receba 61.200 doses ainda nesta segunda-feira. O G1 apurou que o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB) e o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, estão reunidos nesta manhã para organizar o início da vacinação na capital.

Vacina contra Covid — Foto: Reuters

Vacina contra Covid — Foto: Reuters

Está previsto para as 17h o lançamento do plano de vacinação contra a Covid-19 no estado. O lançamento deve ocorrer no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Estarão presentes o governador Wellington Dias e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque. Haverá coletiva de imprensa.

Vacinação no interior

O governo do estado iniciou no último dia 15 a distribuição de insumos para a vacinação em municípios do interior do estado.

De acordo com o Conselho Estadual de Secretarias de Saúde do Piauí, logo que as vacinas chegaram ao Piauí, elas começarão a ser distribuídas pelas cidades ainda nesta segunda-feira (18). As vacinas serão transportadas em aviões para as seguintes cidades:

  • Bom Jesus
  • São Raimundo Nonato
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Picos
  • Parnaíba

capital e as regionais mais próximas de Teresina deverão receber também nesta segunda-feira (18). Mas o transporte das doses destinadas a cada uma será por via terrestre em caminhões-baú refrigerados. As cidades são:

  • Teresina
  • Valença
  • Campo Maior
  • Piripiri
  • Parnaíba

Por fim, as cidades onde ficam os núcleos receberão nesta terça-feira (19) as vacinas e são:

  • Barras
  • Amarante
  • Paulistana
  • Fronteiras
  • Corrente

Veja íntegra da nota sobre a primeira pessoa a ser vacinada no Piauí:

A técnica em enfermagem, Rosalina Costa Brandão, 52 anos, será a primeira profissional de saúde a receber a vacina no Piauí. Ela trabalha há 13 anos no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e está há 10 meses na linha de frente, quando o hospital recebeu os primeiros pacientes com a Covid-19. Rosalina Brandão nunca teve a Covid-19 e não possui comorbidades.

A abertura oficial da Campanha será feita pelo governador Wellington Dias, o prefeito de Teresina, dr Pessoa Leal; o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque; o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, nesta segunda-feira (18), às 17 horas, no auditório do HGV.

O diretor-geral, Osvaldo Mendes, disse está satisfeito pelo HGV ter sido escolhido para abrir oficialmente a Campanha de Vacinação no Piauí e os profissionais do hospital serem os primeiros a receberem as primeira doses da vacina.

 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

Anuncie Aqui